Curta nossa página no facebook

Enxaqueca e alimentação



Há muitos estudos que confirmam a relação entre enxaqueca e dieta. Alguns alimentos são considerados gatilho das enxaquecas, dentre eles os alimentos gordurosos, os queijos envelhecidos, as bebidas alcoólicas (especialmente o vinho tinto), os alimentos em conserva, os embutidos em geral, os alimentos que contêm aspartame ou glutamato monossódico, e algumas frutas como abacate, framboesa, banana e frutas cítricas. O chocolate também é apontado nas pesquisas como um dos alimentos capazes de desencadear dores de cabeça em algumas pessoas.

Se você sofre de enxaquecas constantes evite chocolate, queijo, frutas cítricas, moluscos marinhos e álcool. Estes alimentos contêm aminas vasoativas, como a tiramina, que pode causar vasodilatação cerebral. Eles também são altamente alergênicos. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca são deficientes nas enzimas que metabolizam estas aminas. Outros alimentos que contêm aminas são: abacate, banana, repolho, berinjela, abacaxi, batata, peixe enlatado, carne curada, extrato de levedura, iogurte, figos enlatados, cebolas e pasta de amendoim.

Os amigos da cabeça

Magnésio é um mineral que promove uma redução do espasmo dos vasos arteriais e um relaxamento da musculatura tensionada. Encontra-se em vegetais folhosos, nozes, aveia, arroz integral, pão integral, peixe.

Triptofano é um aminoácido precursor de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e redução da ansiedade. É encontrado em alimentos como verduras frescas, feijão, pão integral, leite, queijo, ovos, carne, aves e pescados.

Omega-3 é uma gordura do bem que exerce uma ação anti-inflamatória no organismo e compete com gorduras como o ácido araquidônico, responsável por uma reação em cascata que libera substancias que provocam dor de cabeça. Está presente em peixes gordos, ovos e linhaça.

Chá de camomila, erva-doce e hortelã também ajudam. Relaxam, tem ação anti-espasmo e promovem a digestão (a má-digestão é muitas vezes responsável pelo desencadeamento de processos alérgicos).

Gengibre é uma raiz que possui ação analgésica e anti-inflamatória contribuindo para minimizar as dores de cabeça, pois bloqueia a ação da prostaglandina tipo 2, um hormônio responsável por sensações dolorosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui

Leia mais!