Curta nossa página no facebook

Celulite e gordura localizada tem tratamento?!

Vamos conversar sobre um dos tratamentos que prometem combater celulite e gordura localizada e reduzir medidas: o ultrassom (US). São muitas as máquinas do mercado e seria impossível falar sobre todas, por isso vamos nos ater à tecnologia com a qual temos maior experiência, o UltraContour, da empresa francesa MedixSysteme. Outros aparelhos “famosos” incluem Ultrashape, LipoSonix, Proslimelt, UltraCavity e Accent Ultra.
O UltraContour é um sistema de US cavitacional liberado pela ANVISA cuja principal indicação é combater celulite e gordura localizada. Para combater o acúmulo de gordura, o aparelho utiliza duas avançadas tecnologias: o HIFU (US Focalizado de Alta Intensidade) e o UMD (US de Multi-Drenagem). De acordo com a MedixSysteme, o HIFU ao ser aplicado sobre a pele produz ondas em profundidade subcutânea determinada, aproximadamente 10 mm, capazes de promover a ejeção dos ácidos graxos do interior dos adipócitos e a dissociação molecular dos triglicerídeos, tornando- os mais fluidos, fenômeno conhecido como lipocavitação estável.
Liberada do interior das células adiposas e com características mais fluidas, a gordura pode ser drenada do local de aplicação pelo sistema linfático, para ser posteriormente eliminada. Para otimizar o processo de drenagem, imediatamente após a aplicação do HIFU, entra em ação a UMD, tecnologia composta por 18 transdutores que evacuam os resíduos liberados em direção ao sistema linfático local. Sem a tecnologia UMD, utilizando apenas a drenagem linfática natural, 80% dos produtos liberados pelas células de gordura deixariam de ser efetivamente eliminados.
Quando o objetivo é tratar eminentemente a celulite, ao invés do HIFU podemos optar pelo módulo U-Lift, projetado especificamente para esse fim. O U-Lift emite ondas de profundidade aproximada de 5 mm, tratando a pele de forma mais superficial e melhorando portanto a irregularidade cutânea provocada pela celulite. Novamente a tecnologia UMD deve ser associada para melhores resultados.
O tratamento deve ser indicado para pacientes saudáveis com tecido subcutâneo de no mínimo 1,5 cm em áreas de abdome, coxa ou flancos. Além disso, a gordura deve estar numa área localizada: não há indicação para obesidade generalizada!
As contra- indicações ao tratamento seriam: expectativas irreais em relação aos resultados, gestantes, lactentes e mulheres que pretendam engravidar num intervalo curto após o tratamento, usuários de marcapasso, desfibrilador cardíaco ou outro implante eletromagnético, pacientes com histórico de hepatite ou doença hepática ativa e portadores de câncer e doenças renais graves. Além disso, contra-indicações locais, relativas a área a ser tratada, incluem gordura subcutânea menor que 1,5 cm, presença de cortes, alergias ou ferimentos, hérnia ou diástase de reto abdominal, quelóides ou cicatrizes hipertróficas há menos de 6 meses.
Para um melhor resultado, é sempre interessante manter atividades físicas e uma dieta pobre em gorduras durante o tratamento, para que o metabolismo corporal trabalhe, em conjunto com o UltraContour, no sentido de desestocar as gorduras armazenadas e não de acumular excessos calóricos ingeridos. Os resultados são visíveis logo após a primeira sessão, entretanto o ganho de peso, assim como ocorre na lipoaspiração, pode trazer os centímetros perdidos de volta.
Normalmente, estão indicadas cerca de 3 a 6 sessões com intervalos semanais ou quinzenais. Considera-se como boa resposta ao tratamento a redução de 2cm de circunferência por sessão, quando a área tratada é o abdome, entretanto a resposta clínica é individual e variável. Cada sessão dura em média 60 a 80 minutos. O tratamento é completamente indolor, não necessita tempo de recuperação e não impõe restrições a exposição solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui

Leia mais!