Curta nossa página no facebook

Cartão do SUS: onde e como fazer o seu.

Imagem: Adriana Soares

Em Tobias Barreto, cidade a 127km da capital Aracaju, os usuários do sistema único de saúde contam com um ponto para confecção do cartão do sus, este fica situado a avenida sete de junho, na central de Marcação de Consultas e Exames/ Farmácia Básica. Para que seja possível este atendimento é preciso que o usuário leve consigo seus documentos, como RG (Registro Geral) ou mesmo, a Certidão de Nascimento e comprovante de residência, caso a pessoa ainda não possua o RG, além dos documentos é necessário ressaltar que também se faz necessário a apresentação de alguma solicitação de exame, consulta, encaminhamento etc e tal fornecida por algum médico. Com esta medida é possível evitar a formação desnecessárias de longas filas, pois a prioridade é para quem já está precisando de imediato do cartão.Vale lembrar ainda que o cidadão sem o cartão do sus que sofrer acidente e necessitar com urgência de atendimento, não poderá ter seu acesso negado a rede hospital jamais, neste caso, ele ingressa na rede hospitalar enquanto isso alguma pessoa mais próxima, providencia o cartão do necessitado.
Quando o cidadão não possui a necessidade com urgência do cartão do SUS, o mesmo pode contar com o atendimento domiciliar de seu respectivo Agente Comunitário de Saúde, que durante a visita domiciliar o mesmo pode coletar os dados  do usuário e levar para a Secretaria Mun. de Saúde para que o setor responsável por este serviço possa cadastrar cada usuário no Sistema Único de Saúde na plataforma do Cartão do Sus, em seguida o Agente de Saúde, deve retornar à Sec. Mun. de Saúde para averiguar se seus cartões já estão à disposição, e assim poder retornar à casa daquele morador e fazer a entrega do cartão em mãos, na comodidade do lar. Para isso, é necessário que o usuário tenha em mãos durante a visita do ACS (Agente Comunitário de Saúde) seus documentos como RG, ou certidão de nascimento.
Já os usuários, que não possui o atendimento do ACS, este usuário deverá se dirigir a Central de Marcação de Consultas e Exames / Farmácia Básica,  ir até o balcão de confecção do Cartão do SUS e informar que não possui a cobertura de Agente Comunitário de Saúde, levando consigo também o comprovante de residência, bem como seu  RG ou Certidão de Nascimento.
Vale lembrar ainda que devido a demanda de Cartões do Sus ser imensa, a SMS leva um tempo considerável para a confecção dos Cartões do Sus que foram encaminhados pelos ACS's, por isso , em alguns casos os agentes demoram a entregar os cartões, pois os mesmos só são responsáveis pelo preenchimento da ficha de adesão ao Cartão do Sus, ficando o CPD da SMS responsável pela introdução dos dados coletados no Sistema de Cartões do Sus e consequentemente responsável pela confecção dos Cartões do SUS.
Como eu posso saber que preciso trocar meu cartão do SUS?
Os primeiros cartões feitos em Tobias Barreto-SE eram  cartões provisórios, de papel e escrito a mão.
Imagem: veranews.com.br
Portanto, se você, possui um cartão como este na imagem acima, você deve solicitar ao teu ACS um novo cartão.
É preciso que os usuários do Sistema Único de saúde entendam que o Cartão do SUS é Nacional, portanto, o mesmo cartão poderá ser usado em qualquer parte do território Nacional.
Uma dica para a população, é que faça do Cartão do SUS um documento, levando consigo para todo lugar que for, seja um passeio, uma viagem ou até mesmo para o trabalho.

Eu perdi meu Cartão do SUS, e agora o que eu faço?
Em caso de perda, o usuário pode solicitar outro cartão normalmente, seguindo as mesmas instruções acima.
Uma dica: quando receber seu Cartão do SUS, procure plastificar imediatamente e como medida preventiva, faça várias cópias do mesmo, pois, o cartão, nada mais é que uma impressão, portanto permitindo a cópia, mesmo que não autenticada  e esta cópia poderá ser usada como Cartão do SUS normalmente.

Como é este Cartão do SUS ? É de plástico ou de papel ?
Tem dois tipos:
o Cartão do SUS magnético de plástico  e o de papel com código de barras no verso.
Veja nos exemplos:
Imagem: Adriana Soares


Por: Adriana Soares
(Agente Comunitária de Saúde ) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui

Leia mais!