Curta nossa página no facebook

Cuidados com o Colesterol


Aterosclerose: formação de placas lipídicas (colesterol LDL) na parede das artérias.
O colesterol é uma classe de lipídeos (esteroides), com estrutura química relativamente complexa, abundante nos órgãos e tecidos dos animais.
Essa substância é transportada pelo sangue, associada a certos tipos de proteínas (as lipoproteínas), entre as mais conhecidas estão: a lipoproteína de baixa densidade e a de alta densidade, respectivamente denominadas por LDL e HDL, assumindo comportamentos antagônicos no organismo.
O colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”, pode se acumular na parede das artérias, formando depósitos de gordura, contribuindo com a aterosclerose (doença que causa enrijecimento e perda da elasticidade das artérias, podendo causar o seu entupimento).
Já o colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”, é fundamental ao metabolismo do organismo, participando na composição membranar das células, síntese de hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona e estrógeno), produção de sais biliares, bem como vitamina D.
Dessa forma, uma alteração no nível de colesterol e elevada concentração de LDL (hipercolesterolemia) e baixa de HDL, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares que são agravadas por uma série de fatores: genéticos, dieta rica em gordura animal, diabetes e hábitos como, por exemplo, o alcoolismo.
A princípio, uma pessoa adulta saudável apresenta os seguintes índices para um equilibrado padrão de colesterol:
Nível de colesterol menor que 200mg / 100ml;
Um nível de LDL menor que 130mg / 100ml;
E um nível de HDL maior que 60mg / 100ml no sangue.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola
FONTE:http://www.brasilescola.com/doencas/cuidados-com-colesterol.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Saiba mais clicando aqui

Leia mais!